terça-feira, 30 de julho de 2013

15 regras para um bom ensaio

Normalmente os ensaios da banda ou ministério duram de 3 a 4 horas, pois bem, existem algumas regrinhas que nos ajudam a ter um aproveitamento melhor nos ensaios e que faz o rendimento do ministério crescer. O mais importante é saber que todo trabalho musical necessita de ensaio, de planejamento e seguir padrões.
Existem pessoas que acham desnecessário os ensaios, pelo contrário é através dele que todo o seu trabalho musical é planejado, é acertado os erros, a sintonia da banda é aprimorada e o que pode-se improvisar ou não no momento do evento. Antes do ensaio defina um local apropriado, horário, cifras (se necessário), repertório e etc.
Listamos alguns fatores que pode ajudar a preparar o ensaio de sua banda ou ministério, veja:

1. Saiba silenciar e ter disciplina.
2. Oração! Um ministro de música deve primeiro preparar-se espiritualmente, no grupo é da mesma forma, orar em grupo preparando e acalmando o coração para Deus.
3. Determinar objetivos e preparar-se antes.
4. Manter um clima harmonioso e alegre sem compromenter com as propostas do grupo e sempre fundamentando no testemunho cristão.
5. Comunicação entre o grupo , se não tiver um arranjador procurar ouvir opiniões, sugestões, para que não aconteça de perder todo o tempo com discussões sem propósito.
6. Ter uma pessoa do grupo para regulagem do som na mesa, potências e caixas de som, tomando cuidados com voltagens e ter o “zelo” com os equipamentos.
7. Faça passagem de som antes para regular altura de volume nos microfones e instrumentos, principalmente quando utilizar distorções e efeitos que causam um aumento no som.
8. Deixar os instrumentos afinados, utilize afinadores eletrônicos que facilitam o trabalho, regulagens na medida certa e acertar o início, meio e fim das músicas.
9. Corrigir detalhes para que nas apresentações seja evitado aqueles olhares desesperados dos integrantes do ministério.
10. Sempre anote tudo que foi combinado, tonalidades, mudanças de padrões e arranjos. Acerte notas para que todos da banda toquem na mesma sintonia e não fique um som bagunçado.
11. A voz principal deve ser ouvida em todas as caixas de retorno. É recomendado gravar o ensaio, para ter uma avaliação do que precisa ser melhorado, seja no desempenho musical, no andamento das músicas e observar se todos estão em sintonia e na mesma motivação.
12. Cante sempre utilizando tons de músicas que fiquem confortáveis, se não tem extensão de voz para alcançar como está na gravação original então mude o tom e se necessário tenha uma pasta com todo o repertório devidamente cifrado.
13. Importante ter durante o ensaio acesso aos áudios originais das músicas que estão sendo trabalhadas e ainda ter um metrônomo é fundamental para marcação do tempo musical, principalmente se o baterista de sua banda ou ministério tem dificuldades com o andamento, com viradas e contra-tempos das músicas, é importante cada membro do grupo ter seu material para estudos.
14. Ensaiem as músicas até que todos tenham segurança e conforto para tocar e cantar, não deixe para última hora, lembre-se que no evento não tem mais tempo para tirar e acertar as músicas. Seja comprometido e responsável!
15. Por fim, deixe o Espírito Santo de Deus agir com a sua musicalidade e o dom que Deus lhe concedeu, entregue-se ao amor do Senhor e ele tudo fará!

Sons Católicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário